JUNTOS

O projeto tinha a intenção de impactar um grupo de pessoas através do uso da metodologia de Design Thinking, buscando construir mudanças reais em seus cotidianos. Para isso, trabalhamos com um grupo de estudantes de 7 e 8 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Otávio Rosa, de Novo Hamburgo. O objetivo era desenvolver uma tipografia coletiva e mostrar às crianças que, apesar das suas diferenças enquanto grupo, elas poderiam criar algo maior juntas.

Após pesquisas, visitas à escola, observação e interação com os alunos, optamos por criar uma sobreposição da escrita de cada um dos estudantes, a partir disso foi criada a tipografia chamada Juntos, que, posteriormente, foi usada para a criação de pôsteres que foram espalhados pela escola.

Juntamente com o estímulo da criatividade e a importância dada à escrita, encorajamos os alunos a refletir sobre o trabalho em conjunto e sobre a sua identidade enquanto grupo, utilizando o Design como uma ferramenta de mudança social, tanto na escola quanto em seu próprio contexto familiar.

O conceito do trabalho gira em torno da ideia de que conflitos podem ser evitados quando se percebe que juntos é possível irmos mais longe. Em tempos de intolerância, apresentar esse ideal às crianças é de suma importância.